Contos de são constituídos principalmente por Xillia duas áreas principais: o mapa do campo de batalha e tela. o mapa de campo é um ambiente 3D com realismo dimensionado atravessados a pé. os mapas de campo, vários esquetes entre os caracteres pode ser vista. Elas envolvem personagem animada retratos, as legendas, e cheio de vozes. esquetes preocupação nada de desenvolvimento de personagens para o lado mais detalhes. a batalha tela 3D é uma representação de uma área, em que o jogador comanda os personagens em batalhas contra CPU-controlado enemies.
durante sequências de batalha, o jogo utiliza o Dual Raid linear Motion Battle System. [ 8] Os quatro primeiros caracteres são escolhidos para a batalha e personagens não controlados pelo jogador são controlados pela inteligência artificial com as instruções definidas pelo os jogadores previamente. o contador "O Assalto" (AC) denota o número de habilidades e ações que um personagem pode executar. Uso traz o AC e é recarregada ao longo do tempo. Especialidade custos de utilização "Aspectos Técnicos" (TP) que pode ser reabastecido pelo atacante ou usando itens. Durante a batalha, os personagens podem Link para cada outros para executar unified attacks.